Vereadores recebem o Clube de Desbravadores na Câmara

Data publicação: 26/10/2017 Publicado por: Rafael Heros de Almeida

Projeto Câmara na Escola já finalizou o ciclo desta 4° edição com os alunos das escolas municiais, porém a Câmara está aberta para receber todos que tiverem interesse em participar. Por esta razão, na noite desta terça-feira, dia 24, foi a vez do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia conhecer um pouco sobre o trabalho realizado pelo Poder Legislativo no município.

O encontro incluiu uma palestra, apresen­tações teatrais e interação com os vereadores. "Assim como os alunos das escolas municipais, eles puderam conhecer o nosso trabalho aqui na Câmara, tirar suas dúvidas e, talvez, sair daqui exercendo melhor o seu papel de cidadão", disse o presidente da Câmara, Sérgio Cavagni.

Cerca de 100 pessoas estiveram na Casa de Leis, entre integrantes do grupo de desbrava­dores grupo Shekinah, do Jardim Paulista; Élos da Fé, do Jardim Ceccon e Gênises, da sede; das questões cívicas e da política. Por meio dele além dos seus líderes e do pastor Associação Sul estamos contribuindo com a escola para uma Paranaense Igreja Adventista do Sétimo Dia, formação cidadã. Atualmente, em tempos de Luiz Thomaz Machado.

Para Luiz, a participação na Câmara foi de grande valia. "Em conversa com os diretores dos clubes pudemos notar que os desbravadores gostarma muito. Foi uma experiência bastante relevante e diferente para eles, principalmente para esclarecer algumas dúvidas, por exemplo, a acessibilidade que a Câmara oferta a todos os cidadãos".

O Projeto Câmara na Escola já está em sua quarta edição, e apenas esse ano já atingiu mais de mil pessoas. Ele é coordenado pela pedagoga, Denise Kaminski Ferreira e conta com a colaboração das graduandas de pedagogia, Inajá Queiroz Barone, Ingrid Lais da Costa.

"Esse projeto constitui um bom instrumento para aproximar crianças e jovens ao universo das questões cívicas e da política. Por meio dele estamos contribuindo com a escola para uma formação cidadã. Atualmente, em tempos de demonização da classe política, essa iniciativa se torna mais importante, porque crianças e jovens devem aprender sobre o funcionarnento dos poderes e sobre política não apenas com a televisão e as redes sociais, pois afinal eles serão os cidadãos e políticos do futuro. Ademais, essa participação traz a ciência de que muitos de nós lutamos por um bem comum e por melhorar as políticas públicas no intuito de proporcionar igualdade na condição de subsistência a todos. O poder do povo em escolher seus representantes por meio do voto tem também em conjunto o ônus da fiscalização através de sua participação nas decisões que são tomadas na câmara municipal e o projeto vai de encontro em ajudar a desenvolver essa consciência", completou a vereadora Ana Carolina Mascarenhas.

Crédito das fotografias: Elizio Siqueira.

Tags de pesquisa: desbravadores, visita, camara, escola